O endereço do paraíso

Não permita Deus que eu morra sem que volte para lá

Não permita Deus que eu morra sem que volte para lá

Eis a mais bela praia pernambucana – quiçá brasileira, quiçá mundial, quiçá universal – na foto mais representativa que as minhas mãos puderam tirar de Carneiros, essa beleza de embasbacar até os mais céticos. Obra de Deus, só pode ser, mesmo que não se acredite em deus nenhum. O paraíso que provei antes de despencar nas pedras da vida real. Não posso morrer sem voltar a Carneiros, e nem ninguém devia morrer sem pisar por lá.

No primeiro plano da foto, o rio que se mistura com o mar produzindo aquele tom verde-claro da água transparente onde vemos peixes e caranguejos de todas as cores e tamanhos. Atrás, a vegetação do mangue, que cerca o rio. Mais atrás, encoberto pela vegetação, há um longo arrecife que divide o rio do mar aberto. Vê-se o mar logo depois, naquela faixa azul.

Não é romantismo piegas. Deixa-se a beira do rio de catamarã (embarcação local), e um caminho de alguns quilômetros é percorrido até a praia. A visão talvez seja a de Cabral pisando num continente intacto. As nuvens parecem ter sido esculpidas para a foto dos turistas, e os caranguejos posam quase que profissionalmente para as câmeras. Dá medo. Medo de destruir alguma coisa, como se ao tirar um grão de areia do lugar estivéssemos colaborando para a destruição daquela beleza. Quantas praias foram virgens, bonitas e despoluídas como esta no passado?

Mas ainda há muitas paisagens lindas. Em breve vão estar aqui.

Anúncios

Um pensamento sobre “O endereço do paraíso

  1. Lindo Clau!
    Talvez lugares assim existam para nos dar força quando retornarnamos às pedras da vida real… há sempre a esperança, o desejo e a possibilidade se “esconder” – mesmo que temporariamente – em lugares assim. Isso nos fortalece, dá paciência e um pouco de tranquilidade! :o)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s