Nosso mais profundo tédio

Ela me chamou a atenção assim que a vi – sentada, a perna cruzada sob o vestido branco, o braço amparando a cabeça e uma expressão de profundo desgosto em estar ali – curiosamente, naquele teto rebuscado de ouro do Museu do Louvre.

Mas ela estava em Paris, ora bolas. No belo palácio do Louvre! Por que havia de fechar-se para aquela beleza toda, da qual ela própria fazia parte? Eu tentei indagar isso a ela em pensamento, mas ela nada respondeu.

A sala continha telas do período bizantino, algumas muito interessantes, mas nada me deixou tão intrigada quanto a moça de olhar entediado afixada no teto de ouro e cercada por meninos (ou seriam anjos? mas nem asas tinham).

De frente para esta, havia outras três, uma em cada lado do teto da sala. As quatro se entreolhavam. Há quanto tempo estariam ali? Estariam fartas da vida aristocrática ou fatigadas pelo vai-e-vem diário de turistas, insensíveis turistas que sequer paravam um instante para admirá-las sem disparar seus incômodos flashes?

Procurei saber sobre ela, seu nome, seu tempo, mas quase nada encontrei. Apenas uma inscrição, atrás, em homenagem ao arquiteto francês Pierre Lescot (1510-1578), responsável pelo padrão renascentista da arquitetura do Louvre. Na imagem, um homem, na mesma posição porém cabisbaixo, é cercado por anjos.

Se a moça de mármore que adorna o teto do museu soubesse que não é um mero detalhe diante de tanta beleza, tampouco um adereço contrariado, ficaria um pouco menos insatisfeita. Olhei para ela como se olhasse para mim mesma em frente ao espelho, uma ranzinza carranca da renascença, e, compartilhando o nosso mais profundo tédio, nasceu uma pergunta sem resposta: e agora?

Anúncios

2 pensamentos sobre “Nosso mais profundo tédio

  1. tu, como ela, está cercada de coisas boas diante de ti. falta apenas se abrir pra esse mundo de coisas inesperadas ainda não vistas. o tédio logo logo vai embora 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s